Costa Vicentina – As melhores praias a visitar

Protegida por leis ambientais ao longo de todo o seu comprimento, a Costa Vicentina é conhecida por ter algumas das mais pequenas vilas como Aljezur, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Mil Fontes.
Além dessas belas vilas, as praias ao longo de toda a costa são também muito procuradas, muito devido à sua geografia única. Pois são dunas e penhascos selvagens, banhados por águas ora agitadas, ora tranquilas. Começando na região da Comporta estende-se até Sagres.

Praias da Costa Vicentina


Existem dezenas de praias na costa vicentina. Umas mais conhecidas, outras desconhecidas. Convém irmos para as mais conhecidas, pois é onde encontramos praias vigiadas, pois o mar é imprevisível e convém termos nadadores salvadores próximo e outras instalações para necessidades de última hora!

Zambujeira do Mar

Em plena região alentejana, a chamada aldeia branca encontra-se no topo da falésia, em que o mar tem águas límpidas. Excelente para férias e para quem gosta de surfar.

Tonel, Almograve

A tradicional praia vicentina localizada entre as falésias. Rodeada de rochas xistosas, há que ter cuidado nos percursos até à areia! Resguardada de olhares indiscretos e do vento.

Praia Grande, Almograve

Excelente praia, que tem um areal extenso, especialmente em maré vaza, altura em que podemos vislumbrar a natureza, como as rochas naturais e fauna.

Monte Clérigo, Vale da Telha

É uma das praias com maior beleza natural. Onde se localiza uma pequena aldeia piscatória, que acaba por dar vida a essa praia.

Porto Covo

Com pequenas praias à volta da aldeia, é um dos magníficos recantos da costa vicentina, com areias brancas que fazem a delícia de todos, bem como aproveitar a fauna e flora selvagem presente nas escarpas.

Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

Nesta praia pode observar a ilha do pessegueiro. Tem um belo areal e no verão pode pedir aos pescadores que o levem até à ilha, onde pode ver a ruínas do forte.

Arrifana, Ponta da Atalaia

Localiza-se numa enseada rodeada por escarpas e falésias, o charme é dado pelas casas próximo da areia ao longo dos sopés da costa.

Azenha do Mar

Outra das praias alentejanas, mas sem a bela areia branca. Neste caso a areia é cascalho, mas ainda assim permite desfrutar de belas paisagens, bem como do modo de vida da aldeia piscatória.

Praia da Nossa Senhora

Localizada próximo da Zambujeira do Mar, é pequena, mas ideal para quem pretende descansar e recuperar energias. Pois tem poucos turistas a frequentar.

Odeceixe

Localizada na foz do Rio Odeceixe, na fronteira com o Alentejo. Rodeada por penhascos, tem uma paisagem distintiva.

Praia da Amália, Odeceixe

Das mais belas praias, quase a terminar a região alentejana. É uma praia em que na maré vaza se fica com pequenas “piscinas naturais”. Além disso, um lugar com águas calmas que permitem a prática do snorkel.

Praia da Franquia, Vila Nova de Mil Fontes

Ótima para quem pretende mar sem ondas. E assim ideal para quem tem filhos, pois graças à enseada o mar não entra com força, sendo que as ondas quebram muito antes de chegar à areia.

São Torpes, Sines

Das praias vicentinas mais concorridas no verão. Bonita e com um extenso areal cuidado. Ideal para praticar desportos aquáticos.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *