MItos sobre Turismo Rural

10 mitos sobre turismo rural

O turismo rural baseia a sua atividade na participação do estilo de vida rural. Pode até ser visto como uma espécie de ecoturismo. Mas o certo é que muitos dos atuais turismos rurais, há muito o deixaram de ser, mas ainda assim, existem turismos rurais cujo estilo de vida data à vida rural.

Assim, no turismo rural, os turistas têm a possibilidade de visitar zonas rurais, participar na agricultura, passando assim a conhecer mecanismos que nas cidades não têm.

No entanto, dá ainda para desmistificar alguns mitos relacionados com o turismo rural.

Mitos sobre turismo rural

Mito 1

Nas aldeias não há nada que ver
Completamente errado. Quem vive na cidade está habituado ao ritmo frenético do dia a dia, graças ao turismo rural, podem ter uma dia a dia mais tranquilo, e existem turismos rurais em aldeias históricas, o que nos permite conhecer monumentos e mesmo espaços únicos (paisagens, florestas).

Mito 2

 É inacessível
Quem procura o turismo rural pretende isolar-se da civilização e recuperar energias, e em alguns casos, chegar aos turismos rurais envolve uma grande deslocação, mas acaba por valer a pena. Através de transportes públicos acaba por ser difícil aceder, sempre este mito quase verdade.

Mito 3

É um nicho de mercado
Ainda há quem considere o turismo rural como um nicho de mercado, mas a verdade é que são já muitas as opções deste tipo de turismo. Até mesmo as agências de viagens já começam a oferecer esta possibilidade.

Mito 4

Relacionado com o Ambiente
É claro que cuidar do ambiente é importante, mas primeiro temos que cuidar dos locais onde nos encontramos e que vamos visitar. Quem trabalha para o turismo rural beneficia de quem lá passa, é claro que cuida do ambiente, mas tira proveito do mesmo.

Mito 5

É caro
Tal como qualquer tipo de turismo, os preços irão depender de vários fatores. Como da qualidade do serviço de alojamento, da época em que viaja. E depois há que ter em conta os preços praticados nas aldeias, que são mais baixos do que nas cidades.

Mito 6

Não é para crianças
Há quem ache que o turismo rural não é para crianças, mas eu digo que é. Pois assim eles podem aprender de onde vem a comida e como se trata de animais, bem como conhecer o que é a agricultura.

Mito 7

Uma escapadela da cidade não conta como turismo rural
Eu digo que sim. Pois qualquer afastamento da cidade, permite largar a poluição da cidade e aproveitar o ar puro da natureza.

Mito 8

Consiste em reunir um grupo de amigos e alugar uma casa
É parcialmente isso. Pois existem vários tipos de turismo rural, sendo que a maioria funciona como um hotel, mas com uma lidação mais personalizada e familiar, pois num alojamento rural não existem dezenas de quartos.

Mito 9

Significa abandonar o conforto
Não diria isso. Pois mesmo hotéis têm bons e maus. Tudo depende da categoria e qualidade de cada um. Assim os alojamentos rurais podem ser desde casas simples a verdadeiros palácios luxuosos.

Mito 10

É para todos
Bem, se falarmos de turistas, então eles quererão ver e sentir o que se faz no campo. Agora, se formos anfitriões, muitas vezes teremos de agradar a gregos e troianos. Assim chegamos à conclusão que nem todos têm perfil para estar no nicho do turismo rural.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *